12/11/2013 12:43 12/11/2013 12:43

Educação envia proposta do Calendário Escolar de 2014 às subsecretarias

Extraído de: Governo/GO - 5 meses atrás



A Secretaria da Educação (Seduc) definiu a proposta inicial do Calendário Escolar de 2014 e a enviou às subsecretarias regionais de Educação para as adequações às datas comemorativas dos municípios e ao calendário letivo das escolas. A proposta, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, apresenta 203 dias letivos e mantém as férias em julho. O calendário prevê recesso escolar nos dias 12, 17 e 23 de junho, em função da Copa do Mundo, datas dos jogos da seleção brasileira.

Além de enviar o calendário às subsecretarias, a Seduc, por meio da Gerência de Atendimento Educacional, disponibiliza a proposta no Sistema de Apoio ao Professor (Siap) para que os diretores do Núcleo Pedagógico de cada uma das subsecretarias façam os ajustes necessários. O documento deve ser reformulado por município, observando os feriados e as festas religiosas municipais. Se aprovada, a proposta de cada município seguirá, via Siap, direto para as escolas fazerem também suas adequações, incluindo os eventos escolares previstos para todo o ano letivo.

Essas alterações e adequações – que passam por discussões nas subsecretarias, nos municípios e também nas escolas – seguem um cronograma específico e deverão ser concluídas até dezembro. É por meio da base de dados do calendário que a Secretaria de Educação planeja as ações de diferentes programas no decorrer dos semestres letivos. Entre as ações, destacam-se o sistema de acompanhamento da frequência do aluno, o Diário do Professor e o registro de informações para o bônus Reconhecer, entre outros.

A submissão da proposta às regionais e às escolas pelo Siap visa dar mais agilidade ao processo, com melhor uso do tempo e eliminando gastos. Nas alterações da proposta, as escolas incluem eventos como mostras de trabalhos, jogos esportivos, semana do livro, resultados de projetos e outros que estão programados para 2014. Essas alterações devem garantir o mínimo de 200 dias letivos estabelecidos em lei, abrangendo o mínimo de 800 horas de aula.

Início do ano letivo
Em 2014, as atividades terão início no dia 20 de janeiro, data em que os professores retornam às escolas para participarem de atividades de planejamento – esta agenda se repetirá no dia 21. Para os estudantes, as escolas abrirão as portas no dia 22 de janeiro, quarta-feira. Os dias de Trabalho Coletivo e de Conselho de Classe foram considerados dias letivos no calendário de 2014.

Pela proposta enviada às subsecretarias, as escolas irão finalizar o Plano de Ação e o Projeto Político Pedagógico para 2014 no Conselho de Classe marcado para os dias 21 e 22 de fevereiro. As escolas realizam Conselhos de Classe também nas seguintes datas: 25 de abril, 28 de junho, 30 de setembro e 19 de dezembro, quando serão encerradas as atividades do ano letivo. Alternadamente, elas vão realizar os dias de Trabalho Coletivo nas seguintes datas: 30 de maio, 26 de agosto, 22 de outubro e 28 de novembro.

O calendário prevê Avaliações Diagnósticas para 1º de fevereiro e 5 de agosto e a aplicação da Prova Goiás no dia 31 de outubro.

Mais informações: (62) 3201-3020





Leia outras notícias do Governo do Estado de Goiás, aqui: http://governo-go.justica.inf.br.

Deixe seu comentário

Veja Também:


Semana de Combate ao Bullying começa nas escolas estaduais

A Semana de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying tem início nesta segunda-feira, dia 7, nas escolas das redes públicas e privada da Educação Básica do Estado de Goiás. Amparada pela Lei Estadual nº 17.696, a iniciativa, que s ...

11 dias atrás

Jogos Estudantis começam nesta terça-feira

Os Jogos Estudantis 2014 começam nesta terça-feira, dia 1º de abril, com a fase intermunicipal, nas categorias infantil e juvenil, modalidades coletivas e individuais. O evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Sec ...

18 dias atrás

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Redação 2014 da Sanesul em Dourados

  Campo Grande (MS) - Em sua quinta edição, o Concurso de Redação da Sanesul já faz parte do calendário da Rede Estadual de Ensino. Organizado em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente ...

20 dias atrás

Nova oportunidade de matrículas a partir de segunda-feira nas escolas estaduais

Nova oportunidade de matrículas a partir de segunda-feira nas escolas estaduaisDetalhesPublicado em Sexta, 31 de Janeiro de 2014, 16:51 Crianças e jovens que não conseguiram se matricular nas escolas da rede estadual terão uma no ...

2 meses atrás

Ver todas as 80 notícias relacionadas

Últimas Noticias

01:27 - Núcleo de Conciliação do TJPB anuncia Mutirão DPVat/Sertão na cidade de Patos

01:01 - Presidente do TRE-RJ proíbe venda de prédio do tribunal no Porto Maravilha

00:59 - Plenário anula contrato de construção da nova sede

00:59 - Presidente anula contrato de construção da nova sede

00:59 - TRE-RJ suspende a obra do prédio da nova sede

00:30 - Panorama - 18 de abril de 2014

 RSS